LAUDATO SI’

Nosso planeta, nossa casa, nosso futuro

 

Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter
 

 

O PAPA FRANCISCO RESPONDE AOS LAMENTOS DA TERRA E AOS LAMENTOS DOS POBRES

Enquanto estamos neste momento crítico, Sua Santidade, o Papa Francisco, lançou uma encíclica — a mais alta forma de ensino pela Igreja Católica — que se concentra exclusivamente nas nossas relações com o meio ambiente. Mais do que uma declaração teórica, esta encíclica é um chamado a que todos entendamos como as mudanças climáticas afetam pessoas em todo o mundo, especialmente os mais pobres. Com a exploração humana dos recursos do planeta, o mundo enfrentará sua ruína se não houver uma revolução nas nossas mentes e corações. Na visão do Papa, uma mudança ética e econômica é urgentemente necessária para evitar alterações climáticas catastróficas e desigualdade crescente . O imperativo moral para ação climática é real para pessoas de todos os credos, de todas as partes do mundo.

A humanidade precisa ficar unida no combate à crise de nossos tempos. As mudanças climáticas não são somente uma questão para cientistas, políticos e ativistas – mas para todos que tenham uma consciência ética.

Os líderes mundiais de todas as instâncias deveriam encontrar inspiração em suas palavras e também fazer apelos por ação. O claro caminho necessário para combater a crise climática é aquele que liberta a humanidade da opressão que os combustíveis fósseis causam a nós e ao nosso planeta. Esta encíclica reforça a grandiosa mudança que já está ocorrendo. Não podemos simplesmente continuar tratando a Terra como um recurso a ser explorado.

Em resposta à encíclica do Papa Francisco, grupos religiosos e ambientais estão organizando uma marcha em Roma, no dia 28 de junho.

UNA-SE AO PAPA NO APELO GLOBAL
POR AÇÕES CLIMÁTICAS

DUAS COISAS QUE VOCÊ PODE FAZER AGORA MESMO PARA AJUDAR A DIVULGAR A MENSAGEM DO PAPA FRANCISCO

 

1) Incite seus líderes religiosos a se unirem ao apelo por ações climáticas

Precisamos que líderes religiosos em todo o mundo se unam ao Papa no combate às mudanças climáticas como uma séria questão moral. Não importa qual seja a sua crença religiosa, você poderia pedir à sua igreja ou líder religioso para se unir a este apelo global? Aqui você pode encontrar alguns exemplos de textos para as redes sociais que você pode usar e adaptar:

Caro[inserir o usuário do Twitter da sua igreja/líder] você vai se unir ao Papa Francisco e defender a urgência moral das ações climáticas? #LaudatoSi #PraisedBe

Você também pode adicionar esta imagem —Clique aqui para fazer o download.

Você também pode compartilhar esta imagem nas redes sociais. 

 

Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter
 

350-meme-climate-encyclical

2) Peça à sua diocese local, sua igreja ou comunidade para retirar os investimentos de combustíveis fósseis.

Mais de 45 igrejas e grupos religiosos já desinvestiram em combustíveis fósseis. Você pode começar uma campanha na sua comunidade. Se é errado destruir o planeta, então também é errado lucrar com esta destruição.

Inscreva-se abaixo e nós lhe enviaremos mais informações:

Una-se ao chamado e engaje a sua comunidade:

TODAS AS RELIGIÕES ESTÃO CLAMANDO POR AÇÕES CLIMÁTICAS:

 

Tenzin Gyatso – O 14o Dalai Lama

“Alguns cientistas acreditam que as mudanças climáticas são a causa do derretimento sem precedentes do Pólo Norte, e isso afeta estes padrões climáticos pouco previsíveis. Eu acho que nós deveríamos escutar estes cientistas e expertos.”

Ali Gomaa (ex-Grande Mufti)

“A humanidade tem o direito de desfrutar as bênçãos da Terra e seus recursos. No entanto, tendo em mente a visão de mundo islâmico, não temos o direito de nos beneficiar destas bênçãos, explorando as dos outros ou das gerações futuras. Se cuidarmos bem do meio ambiente, seremos recompensados com bondade, mas se abusarmos do ambiente e o levarmos à ruína, conheceremos um fim terrível.”

 

Declaração de 342 Rabinos judeus (junho de 2015):

“Este aviso antigo ouvido por um povo indígena em uma pequena terra agora se tornou uma crise de nosso planeta como um todo e de toda a espécie humana. O comportamento humano que sobrecarrega a Terra — especialmente a queima exagerada de combustíveis fósseis — leva a uma resposta sistêmica planetária que põe em risco as comunidades humanas e muitas outras formas de vida… Como judeus, nos perguntamos se as fontes de sabedoria judaica tradicional podem oferecer orientação aos nossos esforços políticos para evitar o desastre e curar nosso relacionamento com a Terra. Nossa primeira e mais básica sabedoria se expressa na Sh’ma e é enfatizada no ensinamento que, através de Shekhinah, a presença Divina habita tanto dentro como fora do mundo. A unidade de todos significa não apenas que toda a vida está entrelaçada, mas também que um aspecto do próprio Deus participa deste entrelaçamento.”

Convenção dos líderes espirituais hindus

“Nossa amada Terra, considerada de modo tão comovente como a Mãe Universal, tem alimentado a humanidade através de milhões de anos de crescimento e evolução. Agora, séculos de exploração voraz do planeta nos atingiram, e uma mudança radical na nossa relação com a natureza não é mais uma opção. É uma questão de sobrevivência. Não podemos continuar destruindo a natureza sem destruir também nós mesmos. Os problemas terríveis que afligem nosso mundo — a guerra, as doenças, a pobreza e a fome, tudo será intensificado pelos impactos previstos das mudanças climáticas”.

IMPRENSA:

 

PARA DIVULGAÇÃO IMEDIATA

18 de junho de 2015

CIDADE DO VATICANO — A diretora executiva da 350.org, May Boeve, deu a seguinte declaração sobre a encíclica do Papa Francisco a respeito do meio ambiente:

“O chamado moral do Papa para a ação é muito claro: é hora de abandonar os combustíveis fósseis e caminhar em direção a um futuro que tenha como base fontes de energia limpa. Colocando a crise climática em termos espirituais e morais, o Papa Francisco ressaltou as mudanças éticas e econômicas que precisamos levar adiante urgentemente, para que possamos impedir alterações climáticas catastróficas e combater a crescente desigualdade. Não há dúvidas de que esta carta dará impulso aos milhões de instituições, representantes eleitos e pessoas ao redor do mundo que estão pedindo ações para combater as mudanças climáticas. Hoje, está mais claro do que nunca que a era dos combustíveis fósseis está chegando ao fim — e esperamos que o mesmo aconteça com a era da crescente pobreza e desigualdade. O apelo do Papa Francisco somente acelera nossa transição rumo a um futuro de fontes de energia limpas, dando ainda mais impulso ao movimento de retirada de investimentos dos combustíveis fósseis, que vem crescendo rapidamente.”

###

CONTATO: Hoda Baraka, Gerente Global de Comunicações, +201001840990, hoda@350.org

 

 

Eu apoio o apelo para que líderes de todas as religiões
tomem ações climáticas:

Una-se ao apelo global

Todos temos fé no futuro.

 

Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter

http://gofossilfree.org/praised-be-pt/
FacebookTwitter