Como potencializar sua campanha de desinvestimento

O desinvestimento toca a indústria dos combustíveis fósseis em seu calcanhar de Aquiles: sua reputação. Fazer com que dioceses, paróquias, universidades, escolas ou instituições retirem seus investimentos em suas ações – cortando os laços com essa indústria imoral – é uma maneira de fazer isso acontecer.

As campanhas são mais eficazes para alcançar objetivos imediatos de desinvestimento e para articular um movimento climático significativo. São estratégias que precisamos para vencer, uma vez que elas conseguem chamar a atenção das pessoas e aumentar o número de participantes envolvidos.

O ciclo de crescimento

Você pode aumentar consideravelmente o impacto de uma ação ou um evento se convidar novos integrantes para a equipe que organiza a campanha e também para a lista de e-mails e os perfis nas redes sociais.

PT_cycle

Elaboramos um passo a passo com dicas que vão lhe ajudar a potencializar as ações de campanha. Pense nas dicas como um ciclo de: Promoção > Organização > Atualização > Reunião > Nova Promoção.

Promova seus eventos e ações

Se você quer que mais pessoas se engajem em sua campanha, precisa promover suas ações!

  • Pense nisso de maneira cíclica: você pode anunciar a próxima ação ou evento durante a ação anterior e mandar e-mails para as pessoas usando a petição “Inscreva-se”.
  • Compartilhe nas redes sociais. Você pode criar um evento no Facebook e compartilhar com redes locais de ambientalistas ou ativistas no Twitter e no Facebook. Adicionar as hashtags #FossilFree e #ZeroFósseis ajuda a mensagem a chegar ainda mais longe.
  • Crie panfletos ou pôsteres para divulgação e os distribua em lojas locais e centros comunitários.

Faça um plano para manter contato com as pessoas

Independente do tipo de evento que você estiver realizando ou participando – seja ele montar um estande no parque, uma manifestação, uma assembleia, uma palestra ou qualquer outra iniciativa -, você pode perder as pessoas que apareceram e demonstraram interesse pela causa caso não tenha pensado em uma forma de entrar em contato com elas novamente.

  • Planeje a instalação de um estande com mesa e cadeira durante o evento como uma ação em si mesma, ou junto a outra ação. Caso não haja espaço ou permissão para isso, um voluntário com prancheta, papel e caneta já ajuda na coleta de assinaturas, nomes, e-mails, telefones e outros meios de contato.
  • Se estiver realizando um evento como parte de um calendário de ações, como é o caso da Mobilização Global pelo Desinvestimento, você pode usar a ferramenta de eventos da 350.org para gerenciar e promover o recolhimento de contatos.
  • Use nossa ferramenta de petições para configurar sua petição online. Assim, você pode levar a petição para o evento para capturar assinaturas e contatos. Você pode levar um tablet para que as pessoas assinem a petição online, ou levar uma versão impressa da petição para coletar as informações e inserir os dados no sistema depois.
  • Você também pode distribuir folhetos com o link para a petição online e os perfis nas redes sociais. Assim, as pessoas poderão se inscrever mais tarde.

Mantenha-se em contato

Use sua lista de e-mails para compartilhar mensagens regularmente e manter as pessoas engajadas.

  • Atualize as pessoas sobre o andamento da campanha.
  • Convide as pessoas para suas ações e eventos, estimulando-as a divulgar a campanha.
  • Mande lembretes na noite anterior ou no dia da ação ou evento.
  • Compartilhe fotos, informações e o que mais tiver saído na imprensa depois da ação.

Nem sempre isso é apropriado: se você estiver planejando uma ação direta, por exemplo, você provavelmente não vai querer espalhar por aí os nomes das pessoas que assinaram a petição! Pense na sua audiência.

Eventos para absorver novos integrantes

Se você quer que as pessoas se envolvam com a sua organização, você precisa criar um espaço para isso.

  • Planeje encontros abertos depois das ações de recrutamento.
  • Se você receber muitos integrantes novos, oferecer um treinamento básico para campanhas no primeiro encontro é sempre uma boa ideia. Você pode checar nosso website de treinamentos, onde encontrará ideias e instruções.
  • Aproveite a oportunidade para revisitar a história de sua campanha até o momento, comemorar as suas conquistas e propor uma estratégia para seguir avançando.
  • Organize sua reunião de modo que os novos integrantes se sintam bem-vindos. Crie um momento para que todos se apresentem.
  • Mapeiem coletivamente novas habilidades e aquelas que o grupo já tinha, de maneira que os novos integrantes possam compartilhar com o grupo coisas em que eles são bons, o que vai ajudá-los a sentir que suas contribuições são valiosas. Redes sociais, culinária, artesanato, habilidades digitais, conhecimento técnico – todos podem contribuir com algo útil para o coletivo.
  • Vocês podem fazer duplas de integrantes novos com integrantes mais experientes para quebrar o gelo inicial e facilitar a integração do grupo.

Reserve um tempo para descansar e recarregar as baterias

Não use toda a sua energia numa ação sem ter planos para o futuro! Pense nos próximos passos e reserve algum tempo para recuperar suas forças.

  • Garanta que vocês de fato têm a capacidade de fazer tudo o que planejaram. Se o seu grupo atingir o limite do seu tempo livre, vocês ficarão esgotados rapidamente.
  • Tenha espaço para fazer outras coisas que façam bem para você além da campanha, do trabalho e do dia-a-dia. É saudável ter passatempos criativos que não sejam apenas ligados à mudança política! O mesmo vale para esportes, exercícios físicos, relaxamento e atividades sociais.
  • Planeje atividades para o grupo que não sejam apenas sobre a campanha. Assim, os integrantes podem se conhecer e desfrutar da companhia uns dos outros. Vocês podem levar e dividir comidinhas no final dos encontros, e planejar atividades em que todos possam se divertir. Uma festa? Um piquenique? Uma partida de vôlei?! Faça o que funcionar melhor com o grupo.

Crie ações em série

Se vocês planejarem somente uma ação por vez, não conseguirão aproveitar o momento para promover sua próxima atividade. Se vocês estiverem em um momento de expansão do grupo, tentem planejar uma série de atividades. A seguir, há uma sugestão do que você pode fazer. Tente adaptá-la de acordo com a sua estratégia. E não se intimide. Não é necessário planejar o ano inteiro com antecedência! Pensar em uma ou duas ações antecipadamente já ajudará a potencializar o futuro de sua campanha.

  1. Montem um estande em um espaço público, evento comunitário ou a favor do meio ambiente. Crie atividades envolventes, como uma cabine de fotografia com mensagens da campanha para que as pessoas tirem fotos e compartilhem nas redes sociais, jogos com recompensas como presentes e guloseimas, etc. O importante é que seja divertido. Aproveite a oportunidade para dar informações sobre como as pessoas podem se envolver na campanha. Por exemplo, vocês podem distribuir folhetos para o próximo evento.
  2. Mande e-mails atualizando sobre os próximos passos. Escreva para os interessados que se inscreveram e conte o que você está planejando a seguir.
  3. Faça sua próxima ação bombar nas redes sociais. Um evento no Facebook, quem sabe?
  4. Seja sempre mais criativ@. Você está atraindo a atenção dos curiosos? Alguém do seu grupo está chamando as pessoas e levando-as a assinar a petição? Você pode encontrar ideias de ações criativas em nosso manual. Se você acredita que há apelo para a imprensa, compartilhem o link da petição em um press release (consultem nosso guia sobre como trabalhar com a imprensa para obter mais informações). Compartilhe a petição nas redes sociais, possibilitando que novas pessoas que viram a ação encontrem facilmente a campanha quando estiverem online.
  5. Mantenha a equipe unida. Depois da ação, conversem sobre como ela transcorreu, compartilhem suas impressões e reflitam sobre seus objetivos. Preparem-se para a próxima grande ação! Planejem os próximos passos e construam uma base de apoio junto às pessoas para quando precisarem.
  6. Garanta um tempo para que todos possam se recuperar. Reserve um tempo para o descanso – e também para atividades divertidas.
  7. Mande novos e-mails atualizando sobre os próximos passos. Faça o levantamento da lista de contatos de seu último evento e convide as pessoas para o próximo.
  8. Realize uma grande ação! Faça uma campanha envolvente mais uma vez. Entre em contato com as pessoas por e-mail novamente. Desta vez, para que elas se envolvam. Faça um convite para que participem das discussões e da formação para a ação.
  9. Reunião pós-evento. Planejem uma reunião amistosa e livre com o fim de integrar novas pessoas. Façam uma formação com os novos membros, revejam sua campanha, comemore seu sucesso – e elaborem os próximos passos em grupo.
  10. Canalizem toda essa energia nova para os seus próximos passos

https://www.facebook.com/sharer/sharer.php?u=https%3A//gofossilfree.org/brasil/how-to-grow-your-divestment-campaign/
FacebookTwitter